EVENTOS

Nenhum esforço de "pacificação" será duradouro se periferia for ignorada, diz papa

Papa Francisco cumprimenta crianças na favela de Varginha, na zona norte do Rio de Janeiro, no quarto dia de sua visita ao Brasil. 25/07/2013 REUTERS/Pilar Olivares

RIO DE JANEIRO, 25 Jul (Reuters) - O papa Francisco reconheceu nesta quinta-feira, em visita à favela carioca de Varginha, as ações do Brasil de combate à miséria para integrar a população, mas disse que nenhum esforço de "pacificação" será duradouro numa sociedade que abandona os desfavorecidos.
 
"Queria lançar um apelo a todos os que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário!", disse o papa em discurso na comunidade da zona norte que faz parte do complexo de favelas de Manguinhos.

"Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo", disse o papa em discurso realizado em um palco montado sobre um campo de futebol da favela, alagado em consequência da chuva.

"Nenhum esforço de 'pacificação' será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma", afirmou em discurso lido em português, com forte apelo pelo combate às desigualdades sociais, na comunidade onde uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foi inaugurada em janeiro de 2013 para atender mais de 36 mil moradores.

O papa argentino, em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o pontificado em março, saudou os esforços que a sociedade brasileira tem feito para integrar "todas as partes do seu corpo, incluindo as mais sofridas e necessitadas, através do combate à fome e à miséria".

O primeiro papa da América Latina na história, que tem cobrado da Igreja uma aproximação maior com os pobres e que vive de forma bem mais austera do que seus antecessores, fez um pedido para que a "solidariedade cultural" substitua o "egoísomo e individualismo" que prevalecem na sociedade moderna.

Francisco, que está no Brasil para presidir a Jornada Mundial da Juventude, aproveitou para falar aos jovens, que lideraram os protestos de junho no país para pedir melhores serviços públicos na saúde, na educação e o combate à corrupção.

Segundo o papa, os jovens possuem uma sensibilidade especial frente às injustiças, mas muitas vezes se desiludem com a corrupção, "com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram o seu próprio benefício", disse.

"Nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança... Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo", disse.

 O Blog:    Brasil-com-Eficiência e Responsabilidade na Gestão Pública,    reproduz artigo    postado por: http://br.reuters.com
 .........................................................................................................

ENTOS
Sob medida para os seus negócios
Feira da Construção e do Mobiliário 



Notícias

Novo presidente e data confirmada

Em café da manhã com autoridades e com a presença dos expositores, na manhã de domingo, o prefeito Alcides Vicini entregou às mãos do empresário Adelco Führ o decreto que o institui presidente da 5ª Indumóveis Internacional. O evento social lotou o restaurante central, em concorrido café colonial organizado pela Eluir Alimentos.
Adelco Führ substitui Nilso Fortunato Guidolin. Ele já presidiu a Feira, em sua segunda edição. O vice será o engenheiro Ademir Meinerz, que atua na construção civil. A próxima edição será de 3 a 7 de junho de 2015.
Guidolin também aproveitou o andamento da Feira para anunciar que a partir de agora a Indumóveis ocupará em definitivo um espaço permanente no Centro Administrativo do Parque de Exposições, com secretária para responder pelas atividades gerais. Com isso, dá-se sequência de trabalho ao evento. 








Oficializada a primeira empresa do Distrito Moveleiro

Em evento realizado n o estande da CAIXA, na tarde do sábado, autoridades municipais assinaram o decreto que oficializa a instalação da primeira empresa que se instalará no Distrito Industrial Moveleiro de Santa Rosa. O local foi estruturado para comportar 33 novas empresas.
O prefeito Alcides Vicini e o ex-prefeito Orlando Desconsi, ladeados por Nilso Guidolin, entregaram formalmente o documento ao empreendedor Renato Falabretti, da empresa Esquadrias Falabretti, que passará a investir na área industrial. “Temos hoje outras oito empresas interessadas em aportar investimentos no local. A partir de agora, vamos avaliar esses pedidos”, comentou Vicini. O Distrito foi iniciado no Governo Orlando e terminado por Vicini.
Já Orlando Desconsi, no ato de abertura oficial da Feira, se reportou de forma especial à importância da AGDI - Agência Gaúcha de Desenvolvimento Industrial para criar o Distrito Industrial Moveleiro de Santa Rosa, com destinação de praticamente R$ 700 mil a fundo perdido. Houve apoio fundamental de empresas como RGE e Corsan.
Serão 33 lotes, com potencial para gerar centenas de postos de trabalho e consolidar a região ainda mais no segmento de móveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário