Networking: como manter este contato?
(Peço aos amigos do FACEBOOK que deixem mensagem neste blog, pois meu Face esta bloqueado.)
Muitos profissionais se veem engessados no momento de fazer contatos profissionais, o famoso networking. Acredito que o mais difícil para a maior parte das pessoas seja começar, dar o pontapé inicial, pois muitos acham que podem ser invasivos ao fazerem isso. No entanto, fazer contatos profissionais é algo que precisa ser entendido como uma troca, na qual todos saem
Quando preciso fazer networking?
Sempre. É preciso que a rede de contatos profissionais seja cultivada mesmo quando o profissional vive um momento estável da carreira. A rede precisa ser estável, duradoura, pois assim é benéfica para ambas as partes. Muitas empresas aceitam indicação de funcionários para preencher
Por onde começar?
Existem inúmeras formas de fazer contatos profissionais, a começar pelo contato com seus próprios colegas de trabalho. Pessoas conhecem pessoas, indicam pessoas e assim por diante. Mas, para os que querem, devem e precisam transpor os limites do próprio ambiente de trabalho, há diversas outras possibilidades de conhecer profissionais que podem ser úteis em sua carreira.
Frequente eventos como palestras, workshops, mostras e feiras profissionais, nos quais além de se informar, você conhecerá pessoas que trabalham com as mesmas coisas e se interessam pelos mesmos assuntos que você. Use as ferramentas digitais, como o LinkedIn, a seu favor. Compartilhe conteúdos interessantes, participe de grupos e mantenha-se ativo e atualizado, afinal, é preciso aparecer para ser notado.
Como manter?
Essa é uma dúvida que pega muita gente, afinal, conhecer pessoas parece simples, mas como estabelecer uma relação de qualidade com os seus contatos profissionais em longo prazo ? A resposta é: organize-se. Antigamente era mais difícil, sem as redes sociais profissionais. Hoje o profissional tem a possibilidade de indicar conteúdos para o outro, de falar sobre mercado, sobre mudanças no ramo de atuação, entre tantas outras possibilidades. Se antes era preciso se lembrar de enviar e-mails perguntando da carreira dos seus contatos, hoje basta manter-se ativo no LinkedIn. O mais importante, realmente, é falar com as pessoas, postar conteúdos relevantes e estar a par do que os outro postam também. É um trabalho que demanda tempo e não pode ser interrompido, o networking é uma tarefa que deve ser diária.
E quando o chefe recebe e-mail de candidatos?
Enviar currículos a torto e a direito não é a forma mais adequada de pleitear vagas. O networking é importante justamente para que você possa ser indicado, mas lotar as caixas de e-mails dos gestores das empresas não é muito eficaz. A maior parte das companhias conta com um banco de currículos, existem ferramentas de cadastro nos sites, portanto é melhor utilizar estas possibilidades. O gestor que recebe este tipo de e-mail geralmente o encaminha para o banco de currículos da empresa.
O networking é uma ferramenta poderosa para qualquer profissional. Ele amplia as possibilidades de carreira, abre portas e pode também trazer boas amizades oriundas do âmbito profissional. Organize-se e utilize as ferramentas disponíveis, pois, com certeza, quem é visto, é lembrado.
Democratizando INFORMAÇÕES
O blog: Brasil-com Eficiência e Responsabilidade na Gestão Pública, compartilha com Você postagem de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário