quarta-feira, 9 de abril de 2014

"Senador Cristovam sobre indicação de Gim Argelo para o Tribunal de Contas"

"Senador Cristovam sobre indicação de Gim Argelo para o Tribunal de Contas"
O senador Cristovam Buarque, na sessão de ontem (8/4/2014) do Senado Federal fez duras críticas ao processo de indicação do senador Gim Argelo para o cargo de ministro do Tribunal de Contas de União.

1º Aparte: O SR. CRISTOVAM BUARQUE(Bloco Apoio Governo/PDT - DF) – Sr. Presidente, eu creio que nós não temos mais gordura de credibilidade para gastar, nem o senhor, nem eu, e aqui eu acredito que ninguém tenha. Não fazer um debate sobre isso, neste momento, é querer tripudiar com a opinião pública, é querer sair da falta de gordura para o ananismo de credibilidade.

O Senador Gim é um homem pelo qual tenho até certo carinho de convivência, é um empresário de muito sucesso e um articulador político de primeira. Agora essas duas qualidades são negativas para ser Presidente do Tribunal de Contas. Eu creio que era preciso ele ir lá para mostrar a vocação que ele tem para quem zela pelas contas da República. Por isso, não façamos isso, Presidente. Não façamos esse escândalo de suspender o debate na Comissão.

2º Aparte: O SR. CRISTOVAM BUARQUE(Bloco Apoio Governo/PDT - DF) – Senador, não sei quantos aqui conhecem a vocação do Senador Gim Argello para o papel que ele desempenhará, por 19 anos, de Ministro do Tribunal de Contas da União.

Eu não sei quantos aqui conhecem essa vocação. Eu, que o conheço há mais tempo que muitos, que o respeito como articulador político, não tenho a menor ideia se ele tem a menor vocação, o menor preparo, o menor gosto pelo trabalho árduo de ministro do Tribunal de Contas da União.

Eu gostaria muito de, em uma audiência – e sou da Comissão de Economia –, poder analisar isso, poder ouvir dele a competência, a vocação, o gosto que ele tem. Fora isso, é impossível votar nele, porque a gente não sabe se ele vai...

Agora, eu sei que muitos aqui não estão nem ligando para isso, Presidente. Sei que isso é fruto de um arranjo feito no Palácio do Planalto, e nós estamos nos prestando a isso numa linha contrária àquela que o senhor vem defendendo desde que tomou posse, que é a de reafirmar a credibilidade do Senado, recuperar a nossa dignidade. Com isso, o senhor está indo contra aquilo que o senhor tem tentado, se submetendo a uma articulação do Planalto, que brinca até em tirar ministro do Supremo para ir ao Banco Central, que brinca com o Banco Central como já brincou com a Petrobras. Essa é a verdade. E nós nos prestando a isso...

Pelo menos, vamos analisar a vocação do Senador Gim Argello na Comissão de Economia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário